SAT: Sistema de Análise de Tráfego

Os sistemas para análise ou monitoramento de tráfego, também conhecidos como SAT ou SMT, tem a finalidade de contar e classificar os veículos que passam pela rodovia, e inserir em um banco de dados.
Com isso, pode-se usar esses dados para análise do histórico de veículos que passaram pelo local, análise de diferença de fluxo em dias úteis, finais de semana e feriados, bem como usá-los para prever o crescimento de tráfego futuro ou aferir se o fluxo de veículos é adequado ao porte da rodovia.
Existem diversas técnicas utilizadas para detectar e classificar veículos; este equipamento usa a técnica de sensores indutivos e piezoelétricos.

Alguns dos componentes, disponíveis no equipamento:
Sensores: laços indutivos e piezoelétricos;
Equipamento: placas de captura e processamento de sinais, software;
Estrutura: gabinete do equipamento para instalação em base de concreto ou em poste;
Energia: convencional (entrada 127/220Vac, com bateria backup opcional), ou solar (painel fotovoltaico, bateria, regulador de carga);
Comunicação: versão básica disponível com link Ethernet; possibilidade de conexão via rede celular GSM/GPRS. Podem-se usar conversor de mídia do padrão Ethernet para demais padrões (ex: fibra óptica);
Protocolo: próprio ou NTCIP;
Servidor: banco de dados e software de gerenciamento e supervisão (geralmente instalados no datacenter da concessionária).

O equipamento possui diversas telemetrias, entre elas:
Energia externa e estado dos protetores de surto;
Tensão da bateria;
Abertura de porta do gabinete;
Alarme dos laços indutivos (em curto ou rompido).

Laços Indutivos:
São indutores instalados sob o pavimento (corte do pavimento, instalação do sensor e cobertura com grout asfáltico ou resinas especiais). Detectam a massa magnética do veículo quando o mesmo passa sobre a pista. Com esses sensores é possível determinar o comprimento do veículo e a sua velocidade.

Sensores piezoelétricos:
São instalados em conjunto com os laços indutivos, nos casos onde existe a necessidade de classificar o veículo em função de sua quantidade de eixos.

Sistema de gerenciamento e supervisão:
Sistema disponível em versão web, sem necessidade de instalação no computador do operador ou supervisor. Histórico de telemetrias, relatórios, visualização do tráfego atual, exportação de dados em formato planilha.

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